Operadores de Registros Públicos participam de evento de Inovação do Poder Judiciário no RJ 

Nesta quinta-feira (12/09), o Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), o Operador Nacional do Registro Civil de Pessoas Naturais (ON-RCPN), o Operador Nacional do Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas (ON-RTDPJ) e o Operador Nacional do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (ONSERP) marcaram presença no 4⁰ FestLab, evento de imersão que debate o uso de tecnologia no Poder Judiciário e que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ). 

“Trata-se de um evento focado em apresentar as tecnologias que estão sendo desenvolvidas pelo Poder Judiciário e, nesta edição, tivemos a honra de participar trazendo nosso projeto de inteligência artificial, mas também apresentando nossos pilares de trabalho, que são a integração dos 3.700 registros de imóveis do Brasil ao ONR, o desenvolvimento do sistema de registro eletrônico de imóveis e o aprimoramento das nossas plataforma eletrônicas, que são o SAEC, o ofício eletrônico e a integração do SERP”, destacou Juan Pablo Gossweiler, presidente do ONR

As entidades compuseram o painel “Inovação nos Cartórios Extrajudiciais” apresentando suas plataformas. O ONR, representado pelo presidente, Juan, e o vice, Fernando Nascimento, apresentou o projeto IARI – Inteligência Artificial no Registro de Imóveis. Já o ON-RCPN, com o presidente Luis Carlos Vendramin Júnior, apresentou a plataforma IdRC – Sistema de Autenticação Eletrônica do Registro Civil.

“Estamos aqui com todas as especialidades do extra, compartilhando as experiências, as inovações e todas as atividades que estão promovendo para a expansão e disponibilização de serviços e soluções digitais para a população brasileira”, destacou Vendramin, que demonstrou como o IdRC está transformando a execução e a comunicação de atos da vida civil.

Já na apresentação do ONR sobre o projeto IARI, que trata da estruturação dos dados através das matrículas digitalizadas, foi explicado que a iniciativa é desenvolvida em atendimento ao Provimento nº 143 do CNJ. A normativa prevê a digitalização das matrículas e estruturação dos dados de indicador real e pessoal, conta com parceria do Google na implementação da inteligência artificial e está baseada na tecnologia OCR de conversão de documentos em texto bruto com a possibilidade de o Cartório receber um título físico, realizar sua transformação para o digital e efetivar o seu processamento eletrônico.

“Nós temos a missão de cumprir o Provimento nº 170, onde temos de integrar todos os registros de imóveis a digitalizar seus indicadores reais e pessoais na plataforma do ONR. A tecnologia do IARI vai nos proporcionar dar ferramentas para que os cartórios possam, por meio da leitura de imagens das matrículas via IA, realizar sua transformação em texto e, em seguida, identificar os dados dos imóveis e das pessoas, transformando-os em informações estruturadas para o ONR, para o Poder Público, para o cidadão e para o próprio cartório”, destacou Fernando Nascimento.

Representando o Operador Nacional do Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas (ON-RTDPJ), Robson Alvarenga, diretor do Comitê Técnico, e o analista Rodrigo Pinho falaram sobre o tema “Central Nacional de Garantias: Transformando a Segurança Jurídica dos Negócios Mobiliários no Brasil.”

O painel “Inovação nos Cartórios Extrajudiciais”  foi conduzido pela conselheira do CNJ, Daniela Madeira, e pela juíza auxiliar da Corregedoria Nacional, Liz Resende de Andrade. O evento foi realizado na EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – promovido pelo CNJ e pelo Fórum do Poder Judiciário do Rio de Janeiro.

ÚLTIMOS COMUNICADOS

ÚLTIMAS NORMAS TÉCNICAS

ÚLTIMOS COMUNICADOS

ÚLTIMAS NORMAS TÉCNICAS

Rolar para cima