Oficina reforça integração entre Registros Públicos e Receita Federal

Encontro em São Paulo reuniu Operadores do ONSERP, Receita Federal e parceiros estratégicos como Google e Serpro para discutir melhorias nos cadastros e serviços ao cidadão

Nos dias 14 e 15 de agosto, São Paulo recebeu a Oficina Integração e Melhoria de Processos: Fortalecendo a Articulação entre Registros Públicos e Cadastros RFB, que reuniu os Operadores integrados ao ONSERP (Operador Nacional do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos): o ONR (Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis), o ON-RCPN (Operador Nacional do Registro Civil de Pessoas Naturais) e o ON-RTDPJ (Operador Nacional do Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas). Também participaram representantes da Receita Federal e parceiros estratégicos como Google e Serpro. O encontro teve como objetivo identificar desafios nos processos cadastrais, propor soluções conjuntas e discutir melhorias nas integrações tecnológicas, priorizando a segurança, eficiência e qualidade das informações.

O presidente do ON-RCPN e também do ONSERP, Luis Carlos Vendramin, destacou o papel central do Registro Civil nessa integração. “O Registro Civil tem uma parceria de longa data com a Receita Federal. Estamos fazendo 10 anos dessa colaboração e sabemos que ainda há papéis a se ajustarem. Mas já conseguimos trazer mais segurança ao cadastro de pessoas físicas no Brasil. Esse é um caminho sem volta. Nosso DNA é cuidar do ciclo de vida da pessoa — do nascimento ao óbito — e pensar em formas inovadoras para enfrentar novos desafios”, afirmou.

Representando o ONR, o diretor-geral Flaviano Galhardo enfatizou a necessidade de diálogo com o Cadastro Imobiliário Brasileiro, previsto na reforma tributária. “A ideia do Workshop é interagir com os integrantes do projeto Sinter e do Cadastro Imobiliário Brasileiro. É uma troca de conhecimento, experiências e informações para construir uma verdadeira interoperabilidade entre o sistema de registro imobiliário, o cadastro proposto pelo CIB e a Receita Federal”, pontuou.

O presidente do ON-RTDPJ, Rainey Marinho, ressaltou que a principal finalidade das discussões é a melhoria do atendimento à população. “Estou verdadeiramente encantado de estar aqui no Google junto com a Receita Federal, discutindo integrações entre todos esses atores para melhorar o tratamento dos dados e o atendimento à população, que é o ponto central dessas discussões. Espero que, brevemente, a sociedade brasileira perceba melhorias concretas decorrentes dessas nossas definições e processos”, disse.

Durante o encontro, a Receita Federal também destacou a importância do alinhamento entre os registros. Para Rodrigo Antunes, integrante da equipe responsável pela integridade dos cadastros, a origem das informações é fundamental. “Esse evento é importante porque os cadastros no Brasil dependem de um cadastro originário. No caso da pessoa física, é o registro civil de pessoas naturais. Integrar o CPF de forma mais efetiva ao Registro Civil é fundamental para garantir a consistência dos dados”. Já a analista tributária Grace Gomes reforçou a expectativa com os próximos passos. “Estamos aqui com grandes perspectivas. Esperamos encontrar soluções para a integridade de nossos cadastros, integrando dados de pessoas naturais, jurídicas e imóveis, e assim melhorar nossos processos de trabalho e integração.”

Ao longo dos dois dias, a Oficina mostrou que a integração entre Registros Públicos, Receita Federal e parceiros estratégicos vai além da tecnologia: trata-se de alinhar objetivos institucionais, fortalecer a confiabilidade dos dados e construir soluções que beneficiem diretamente a sociedade. O encontro reforçou que o caminho para um cadastro mais seguro, moderno e eficiente está na colaboração entre instituições e no compromisso de oferecer serviços cada vez mais qualificados ao cidadão.

ÚLTIMOS COMUNICADOS

ÚLTIMAS NORMAS TÉCNICAS

ÚLTIMOS COMUNICADOS

ÚLTIMAS NORMAS TÉCNICAS

Rolar para cima